segunda-feira, 12 de julho de 2010

FIM DE UMA COPA DE SUCESSOS: FORA DE CAMPO


Tudo bem que essa Copa não foi muito feliz para os torcedores brasileiros, mas não podemos reclamar no quesito novas celebridades. Em nenhum outro Mundial surgiram tantos factoides fora dos campos. Desde a anárquica campanha Cala Boca Galvão ou o Dia sem Globo, assim como novos objetos desconhecidos do mundo do futebol e com nomes bem engraçados como: vuvuzela e jabulani. Tivemos também o considerado pé frio do Mick Jagger, e o nogento técnico da Alemanha que tirava meleca do nariz e comomia durante os jogos. Esta copa pode não ter sido tão alegre para nós brasileiros assim como para outros eliminados logo no começo, mas não dar para negar, está copa foi bizarra, divertida, encantadora e alegre, com momentos que até dava para esquecer um pouco o sofrimento do povo africano, que vibrou, torceu e fez a festa nos jogos da copa. Mas em fim, a copa do mundo da Àfrica acabou e deixou com nós os assuntos relacionados ao mundial que serão lembrados (ou não) daqui quatro anos. Então, para encerrar as atividades desta página, nada melhor do que falar dos destaques fora e dentro dos gramados que deram algo a mais a esta copa.

Eis uma criação 100% nacional, manchete no mundo inteiro e capa da revista de maior circulação do Brasil. Irritados com as diversas bolas foras do locutor mais famoso do país, o termo “Cala boca Galvão” ficou por dias no topo do Twitter. Acima o Cartaz da falsa campanha de preservação dos pássaros Galvão que ganhou o mundo e foi parar até no New York Times. Tudo porque os brasileiros queriam calar a boca de Galvão Bueno. Não dar para negar, este foi um sucesso nesta copa e nos divertiu bastante.

A palavra do ano? A corneta sul-africana esteve em todos os lugares e correu o risco de ser limada do mundial devido a sua barulheira. No final, virou a grande imagem dessa que foi a primeira Copa da África. Embora teve seus momentos de polêmicas, mas a Vuvuzela persistiu, venceu preconceitos, e virou símbolo da copa e claro da irreverente alegria dos africanos. E Quem nunca tinha ouvido a vuvuzela até antes da Copa na África do Sul, agora com certeza nunca mais vai esquecer. Seu som infernal esteve presente em todos os jogos.

Todo mundo sabia que ele ia aprontar alguma. Antes mesmo de pisotear o holandês Robben, ser expulso e ser considerado o carrasco da eliminação brasileira, os internautas já brincavam com a fama de maldoso do jogador. Dentre muitas piadas, disseram que o Felipe não usa camisinha mas caneleira, e que ele é o único jogador a estar presente em 3 games, Pro Evolution Soccer, Fifa e Mortal Kombate.

O que dizer dela então? (Suspiros)..... de volta ao texto. Larissa Riquelme, a “namorada da Copa” protagonizou as imagens que mais circularam em blogs e sites. Aproveitando o momento, a paraguaia declarou que sairia nua se o time fosse campeão. O Paraguai caiu antes, mas ela cumpriu a promessa mesmo assim, e aí já viu, ficou mais famosa ainda, e teve sua beleza exposta para o mundo todo.

Kaká já era muito famoso antes da Copa, conhecido como bom menino. Mas nesse Mundial surgiu para o estrelato o Kaká "bad boy". Expulso em um dos jogos e falando palavrões, o jogador teve direito até a perfil falso no Twitter: @kaka_badboy e funk carioca em homenagem à sua nova fase. A fase bad boy do bom moço caiu no gosto dos internautas, e foram piadas para todos os lados como: “Kaká já jogou uma garrafa pet no lixo de orgânicos”, " kaka exagerou na bebida, bebeu dois litros de nescau de uma só vez". E assim foi mais um sucesso desta copa que nos divertiu bastante.

A bola polêmica desta Copa, a jabulani, ganhou a simpatia dos brasileiros. O motivo: a narração bizarra e engraçada de Cid Moreira toda vez que a bola fazia uma curva inesperada. Esculachada por algums jogadores antes e durante a copa, a Jabulani roubou a cena muitas vezes durante a competição e sem dúvidas foi uma das maiores estrelas desta copa, mas que ninguém irá querer ela tão cedo nos gramados mundo afora.

Este foi também um sucesso absoluto fora de campo, porque dentro de campo, os advésários não temia o Brasil, mas sim a vestimenta do Dunga. Com um Brasil retranqueiro e sem jogar bem, Dunga virou o principal protagonista da derrota brasileira e principal alvo dos programas de humor, que até hoje continuam fazendo piadas tanto de sua seleção quanto de seu figurino, especialmente o seu casaco preto, que ficou mais famoso muito técnico da copa. Mas o sucesso do Dunga na copa veio mesmo depois de xingar o jornalista Alex escobar da Globo em emtrevista coletiva, logo após ter barrado a emissora de fazer entrevistas exclusivas com os jogadores brasileiros, e por ter criado um clima de rixa entre os joanalistas, jogadores e ele próprio. Mas também, do jeito que a seleção jogava, só dava para o Dunga fazer sucesso mesmo fora de campo, sendo um campeão de críticas e de arrogância, pois dentro dele, não havia chanse, pois a "Ditadura Dunguista" parecia não gostar de fazer sucesso e jogar para frente.

O "pé-frio" de Mick Jagger atuou constantemente na Copa do Mundo. O cantor britânico, que é um sucesso incontestável nos palcos, esteve presente em algums jogos, e para quem ele torceu? EUA, Inglaterra e Brasil. E adivinha o que aconteceu? Todos perderam, e por causa disso, foi então apelidado de o maior pé frio da copa, a maior zica e o maior amigo da zebra. Por favor Mick, não venha em 2014 em, só de for para torcer para a Argentina, aí podemos até combinar.

E claro, não poderíamos deixar de falar nele. O polvo alemão Paul, chamado de profeta da Copa, foi a sensação ao acertar os resultados do Mundial. Suas previsões foram transmitidas ao vivo por diversas emissoras do mundo. Morador do aquário Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha, o polvo virou a celebridade das celebridades, campeão dos bolões da copa, e está estampado em toos os veículos de comunicação do mundo, provando assim que está foi um copa alegre, tanto como divertida, inusitada, e muitas vezes bizarra.

E assim foi um pouco da história desta copa, histórias que começaram dentro de campo e que nos divertiram fora dele. Esta copa foi mesmo diferente. Foi a copa de 2010, que não teve um grande camisa 10 e onde a nota dos árbitros não chegaram nem perto de 10. De quem mais nós esperávamos espetáculos, não veio, de quem esperavamos muitos gols, não fizeram. Foram estrelas do futebol mundial que não brilharam nem um pouco no mundial. Kaka e Drogba lesionados, Ronney, Messi, C. Ronaldo, Eto'o, Torres, dentre muitos outros, não jogaram nada. O futebol mundial parece estar mesmo mudando, algums países reaprendendo a jogar, outros passando a acreditar mais em sí, outros desmostrando que podem fazer diferente em campo, como no caso da Alemanha, outros provando que ainda é preciso ter mais vontade como o Uruguai teve, outros relembrando como é bom jogar para frente como a Holanda, e outros aprendendo que tudo tem seu tempo, a horta certa, o seu momento. Pois ha tempo rara rir, e ha tempo para chorar. E nesta copa, foi o momento tão merecido da Espanha de finalmente rir. Nao cabe nem aqui falar das lições que aprendemos neste mundial, mas uma lição ficou evidente a todos na Àfrica. A lição de que não ha lugar no esporte para diferenças raciais, pois quão bonito foi ver o ajuntamento das nações no continente africano, a ajuntamento de negros e brancoa, demostrando qeu todos nós somos iguais, e que o sofrimento sentido pelos africanos podem já mais serem esquecidos, mas que podem alegremente serem superados.

Fim de uma copa, início de outra, afinal 4 anos passam muito rápido. Então, apartir de hoje, estamos encerrando as atividades nesta página, agradecendo a todos os escritores que aqui colocaram suas idéias e opiniões, e agradecendo principalmente aos nossos leitores que por aqui passaram nos ajudando a crescer cada vez mais. Esperamos voltar, se Deus permitir, em 2013 com o reativamento desta página connectnacopa. A partir de agora no Connectbrazil, toda vez que aparecer este logo acima, estaremos trazendo as notícias da copa de 2014 aqui no Brasil.

seja o primeiro a comentar!

 
Connect Brazil © 2009-2010. Designer: Joilson Aguiar. Home | Contato | Twitter | Orkut | Feed